sábado, 29 de outubro de 2011

Câmera rastreia gestos e faz você interagir com objetos 3D exibidos em um tablet


T(ether) é uma nova forma de interação com dados tridimensionais, onde o visor funciona com uma janela para os usuários alterarem a posição de objetos 3D por meio do rastreamento da posição da cabeça e da mão. Para o sistema funcionar, é necessária uma tela que conte com uma câmera integrada.
T(ether) (Foto: Reprodução)
No nosso caso, um tablet, como o iPad, seria o ideal, por causa das dimensões e pela praticidade do uso na proposta apresentada. A tela funciona como uma espécie de janela, que oferece aos usuários uma visão em perspectiva 3D de dados, com o rastreamento da posição da cabeça e da orientação do aparelho em relação à mão do usuário.
O T(ether) cria um mapeamento 1:1, coordenando entre o espaço virtual e real e permitindo a utilização do espaço de trabalho compreendido entre sua mão e o dispositivo. O sistema cria um espaço de ação compartilhado, no qual o sistema pode interagir com o usuário real, que está manipulando o dispositivo, e um usuário virtual, que atua de modo remoto, compartilhando informações e colaborando com o desenvolvimento da ação.
Usuários interagindo com o T(ether) (Foto: Reprodução)
O sistema permite a entrade de dados por meio do toque na tela capacitiva do dispositivo e uma luva especial, que rastreia o movimento do usuário. Quando você coloca a mão na parte de trás da tela, a mão do usuário se estende ao mundo virtual, permitindo a interação com os objetos projetados.
O dispositivo usa câmeras de captura de movimento da Vicon para rastrear a posição e orientação do tablet, além das mãos e cabeça do usuário. O servidor de sincronização foi codificado com um tablet NodeJS, e a sincronização do servidor local com o tablet foi feita através de uma rede Wi-Fi. Os eventos de toque realizados em cada tablet são transmitidos para todos os outros tablets conectados ao sistema, utilizando um servidor de sincronização.

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